Entre, participe, colabore.

Este é um espaço aberto e dinâmico para divulgar e compartilhar conhecimentos e práticas para o desenvolvimento sustentável.

PROJETO MACROPEDAGÓGICO 2009

FORMAÇÃO
do indivíduo
TRANSFORMAÇÃO
da sociedade

sábado, 12 de setembro de 2009

Bioma Cerrado

O bioma Cerrado contém uma das mais ricas floras dentre as savanas mundiais, este abrange uma vasta extensão territorial ocupando mais de 20 graus de latitude e 10 graus de longitude e, contém as três maiores bacias hidrográficas sul-americanas. No entanto, seus ambientes naturais estão sendo rapidamente convertidos em pastagens e cultivos agrícolas. Por essas razões este foi identificado como um dos mais ricos e ameaçados ecossistemas mundiais. O bioma Cerrado ocupa a totalidade do Distrito Federal, mais da metade dos Estados de Goiás (97%), Maranhão (65%), Mato Grosso do Sul (61%), Minas Gerais (57%) e Tocantins (91%), além de porções de outros seis estados. É o segundo maior bioma brasileiro e encontra-se bastante ameaçado pela franca expansão agrícola, assim como pelo processo de urbanização. Uma das particularidades desse bioma é que, apesar de apresentar uma vegetação de dossel mais baixo, dependendo de suas variações, com árvores tortas, troncos e galhos revestidos por uma camada mais grossa e seca, ocorre em região rica em água subterrânea, portanto a aparência das árvores e dos arbustos é mais uma proteção contra as temperaturas mais elevadas e a baixa umidade relativa do ar. Está entre os biomas de maior biodiversidade brasileira.




A fauna do Cerrado é composta por várias espécies de répteis, mamíferos, anfíbios, insetos, peixes e aves. Com relação à mastofauna do Cerrado ela apresenta cerca de 194 espécies sendo 18 endêmicas, ou seja, são aquelas espécies que são encontradas apenas no Cerrado, como exemplo o tatu canastra, cachorro vinagre, tamanduá bandeira e outros que também estão na lista de animais ameaçados de extinção devido ao desmatamento do Cerrado para a produção de grãos, com isso destruindo o seu habitat natural. Por apresentar diferentes fitofisionomia o Cerrado possui uma grande diversidade de anfíbios e répteis. Estudos já realizados em diversos pontos do bioma já registraram aproximadamente 113 espécies de anfíbios sendo 32 endêmicas, no caso dos répteis já foram catalogadas 115 espécies de serpentes sendo, 59 lagartos e 25 anfisbena. Estes números são revisados a cada ano com novas espécies de répteis e anfíbios descritas por pesquisadores do mundo inteiro. Das 1.796 espécies de aves que são encontradas no Brasil, cerca de 837 ocorrem no bioma Cerrado, por ser um considerável número de exemplares são poucas as espécies endêmicas chegando a 32. Algumas são bem conhecidas o soldadinho (Antilophia galeata) encontrado em mata de galeria, o tiziu (Volatina jacarina), a seriema (Cariama cristata ), a gralha-do-campo ( Cyanocorax cristatellus ), o papagaio-galego ( Amazona xanthops ) a ema ( Rhea americana), o bem-te-vi ( Pitangus sulphuratus ), a corruíra ( Troglodytes aedon ).







A relação que há entre os organismos vivos e os recursos naturais em todos os níveis da matéria, orgânica ou não, acontece de forma bastante harmoniosa. Grande parte da humanidade, baseada em um conceito individualista e capitalista tem colocado a frente dos interesses mundiais um modelo de sociedade de consumo que não traz ao meio ambiente, e consequentemente à sociedade, nenhum benefício. Atualmente temos observado o crescimento do idealismo ambiental se espalhando por diversos paises com a bandeira de que devemos rever os mecanismos de utilização dos recursos ambientais, desenvolver técnicas, ferrramentas, modelos de gestão e projetos que tornem sustentáveis a interação do Homem com a natureza. O maior paradigma do século XXI, considerado por vários especialistas, é a causa ambiental. O Brasil possui seis biomas continentais mais o bioma marinho. Todos juntos representam um quinto de toda a biodiversidade mundial. Sendo mais preciso, o Brasil é dono da maior biodiversidade do mundo! É o país com o maior volume de água continental do planeta, com o maior índice de espécies únicas e com milhões de kilometros de florestas distribuídas pelos seus diversos tipos de biomas, entre eles o Cerrado. Em 2007 o Brasil atingiu no ranking dos países mais ricos do mundo o 8º lugar. Aproximadamente 50% do nosso PIB (Produto Interno Bruto) é baseado na biodiversidade. Essa relação desproporcional de consumo mundial e degradação ambiental deve ser revista. O Brasil possui as melhores leis ambientais do mundo e é com certeza um dos maiores atores ambientais mundial se comparado aos países industrializados. No entanto, tudo que já foi feito é pouco comparado a demanda por recursos naturais. O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, é parte desse contexto ambiental. Entende-se por bioma um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. A relação do ser humano com o cerrado é desastrosa. Atualmente já perdeu mais da metade de sua cobertura inicial. A taxa atual de desmatamento atinge níveis alarmantes de preocupação, o que o coloca entre os 25 biomas mais ameaçados do mundo. Ao contrario do que muitos pensam, o Cerrado é a savana mais rica em biodiversidade do mundo, possuindo milhões de espécies vegetais e animais, contribui enormemente para a formação das três principais bacias hidrográficas do país, como também para a formação de outros muitos rios. Baseado na idéia de conservar, defender e pesquisar o bioma Cerrado e sua relação com sociedade, o Instituto Cerrado de Conservação e Pesquisa foi criado e desempenha atividades diversas que fortalece a sua missão conservacionista, defendendo fielmente que a conservação está dentro de cada um de nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário