Entre, participe, colabore.

Este é um espaço aberto e dinâmico para divulgar e compartilhar conhecimentos e práticas para o desenvolvimento sustentável.

PROJETO MACROPEDAGÓGICO 2009

FORMAÇÃO
do indivíduo
TRANSFORMAÇÃO
da sociedade

domingo, 17 de maio de 2009

Aproveitamento de água de chuva







O sistema de captação, filtragem e armazenamento de água de chuva, é indicado para tanto para utilização residencial, quanto para comercial e industrial.
Esses sistemas utilizam telhados e calhas como captadores da água de chuva, que é dirigida para um filtro autolimpante e levada para uma cisterna ou tanque subterrâneo.Para evitar que a sedimentação do fundo da cisterna se misture com a água, esta é canalizada até o fundo. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água se mantém livre de bactérias e algas. Uma outra parte do sistema cuida de sugar a água armazenada de pontos logo abaixo da superfície, para não movimentar eventuais resíduos.
Ao optar pela reutilização, da água de chuva, lembre-se que esta poderá ser utilizada no abastecimento da piscina, para resfriar equipamentos e máquinas, em serviços de limpeza, para descarga de banheiros, no reservatório contra incêndio e na irrigação de áreas verdes.
E lembre-se: a água da chuva não pode ser utilizada como água potável.
Como economizar água
Para começar você pode:
Conhecer e seguir todas as regras de conservação e racionamento de água que possam estar em vigor.
Ajudar a desenvolver a consciência das crianças sobre a necessidade de se conservar água.
Encorajar seus funcionários a promover a conservação de água em seu local de trabalho.
Divulgar negócios que pratiquem e promovam a conservação de água.
Avisar ao proprietários de imóveis, a autoridades locais ou à concessionária de água de sua cidade sobre toda perda de água (encanamentos rompidos, hidrantes abertos, aspersores mal instalados, poços que tenham fluxo constante abandonados etc).
Apoiar projetos de utilização de água reciclada para irrigação e outros usos. Encorajar seus amigos e vizinhos a fazer parte de uma comunidade consciente da importância da água.
Não desperdiçar água porque outra pessoa está pagando a conta.
Resumindo: tente fazer cada dia algo que resultará em mais economia de água. Não se preocupe se as economias são mínimas.
LEMBRE-SE: Cada gota conta. E cada pessoa faz a diferença!

Um comentário:

  1. Bem lembrado e descrito, inclusive já existe norma brasileira, ABNT 15.527 de 10/2007. As instalações do PAN 2007, aeroportos, escolas, igrejas, supermercados etc. já utilizam o aproveitamento, no total já uns milhares de obras.
    Tão ou mais importante como o aproveitamento é a retenção, i. e. fazer com que na enxurrada a chuva demore a chegar ao sistema de drenagem, para que este não transborde. Há leis em estados como SP; e RJ, muitas cidades já aderiram também. Chuva guardada não arrasta lixo e terra. Não tampem o solo desnecessariamente, ele absorve muita chuva e as árvores a evaporam.
    Abraços Jack www.agua-de-chuva.com

    ResponderExcluir