Entre, participe, colabore.

Este é um espaço aberto e dinâmico para divulgar e compartilhar conhecimentos e práticas para o desenvolvimento sustentável.

PROJETO MACROPEDAGÓGICO 2009

FORMAÇÃO
do indivíduo
TRANSFORMAÇÃO
da sociedade

domingo, 17 de maio de 2009

ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA


A água pode ser encontrada em três estados físicos:

A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido. Existem nomes que representam cada uma destas mudanças de estados físicos, veja abaixo quais são: Para que aconteçam a fusão e a vaporização é necessário fornecer energia – aquecer – a água. Para que aconteçam a solidificação (mudança de estado liquido para o estado sólido) e a liquefação (do estado gasoso para o liquido) é preciso retirar energia – o calor – da água. A evaporação da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente e é lenta. A água ferve, do liquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, por que ocorre a ebulição. O ponto de ebulição da água depende também do nível de pressão do ambiente. Ebulição e vaporação são, na realidade, tipos de vaporização. O que é água?
Pode até parecer um pouco absurdo fazer esta pergunta, mas o que é a água? Já que todos bebemos água e já a utilizamos para as mais variadas necessidades em infinidáveis momentos da nossa vida. Mas, afinal qual é a composição deste líquido que dá vida a todo o planeta terra? A água é formada por dois átomos de hidrogênio (H2) e por um átomo de oxigênio (O), formando assim, a molécula H2O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário