Entre, participe, colabore.

Este é um espaço aberto e dinâmico para divulgar e compartilhar conhecimentos e práticas para o desenvolvimento sustentável.

PROJETO MACROPEDAGÓGICO 2009

FORMAÇÃO
do indivíduo
TRANSFORMAÇÃO
da sociedade

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Utilização da agua na navegação



Nos cruzeiros e barcos de transporte existem muitas e diferentes tarefas no que respeita ao tratamento da água: tratamento de água para beber, tratamento de efluentes, tratamento de água para banhos.
Os barcos de grande porte são auto-suficientes na provisão de água potável. Para isso os barcos estão equipados com sistemas de osmose inversa, que prepara água potável da água do mar através da remoção da salinidade. Os barcos podem extrair água salgada fora da zona das 15 milhas.
Antes da água do mar chegar à unidade de Osmose Reversa, é desinfetada com cloro e armazenada em tanques. Em seguida o cloro é eliminado de modo a que não haja danificação das membranas que são sensíveis a este químico. Após a passagem pela unidade e consequente remoção dos sais da água do mar, é novamente clorinada e bombeada para tanques de armazenamento, onde é armazenada para utilização posterior.
Tanto na cloração como na eliminação do cloro (por exemplo, com sulfito de sódio), os valores da água desejados são determinados através da utilização da tecnologia de medição e controle da ProMinent. As bombas dosadoras e os sistemas de dosagem completos da ProMinent injetam os diferentes químicos necessários.
Outra possibilidade de fornecimento de água potável é o armazenamento de água nos portos. Os tanques de água dos navios são cheios com água potável da rede municipal. Neste caso injeta-se cloro proporcionalmente ao volume de água de entrada nos tanques. Isto também poderá ser feito através das bombas dosadoras e sistemas de dosagem completos da ProMinent. Os sistemas de medição e controle da ProMinent controlarão e registarão os valores pretendidos.
Além do tratamento da água para beber existem muitas outras tarefas necessárias nos navios:
Tratamento dos efluentes
Tratamento de água para banhos (piscinas, hidromassagem, sauna, etc)
Tratamento de água de processo (para a água de arrefecimento dos propulsores, água das caldeiras, etc)
Também nesta área estamos prontos a ir de encontro às vossas necessidades, fornecendo os sistemas de dosagem, medição e controle e dando todo o nosso conhecimento.

Um comentário: